quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Os Anjos que Deus me enviou


Nas últimas semanas tenho me sentido como uma árvore com os ramos secos e as raizes a descolarem da terra, mas Deus mais uma vez não me abandou quando estive quase abandona-lo novamente mas Amigos são anjos que nos ajudam a voar quando não conseguimos abrir as asas, são aquelas pessoas que nos ajudam a voar quando temos as asas machucadas. São aquelas pessoas que nos ajudam a encontrar o nosso caminho para Deus, o amor, felicidade e compreensão.
Passei a acreditar em Deus mais ainda quando Ele me entregou em mãos esses tais anjos, pessoas que vieram do céu. Que irei levar para o resto da vida em meu coração aonde quer que eu for. Mesmo não sabendo tudo sobre amor, amizade, gentileza, fé, eu sempre soube que amar é uma decisão. Mas com o tempo, passei a entender que não interessa decidir pelo que a pessoa é, ou o que ela faz, o que sente, como ela reage ou coisa parecida. A única coisa que importa é que ela nos completa de alguma forma. É para essa missão que ela existe, para não nos deixar incompletos.
Foi Deus quem consagrou a Teresa e o Senhor Padre Zé Fernandes para serem os meus anjos cá na terra, juntou-nos num só coração, quando tudo parece sem solução peço a Deus e a nossa mãe que me mostre o caminho e assim foi, acreditem quem foram os enviados: A Teresa e o Padre Zé Fernandes , Bons amigos que nasceram pela fé Amigos pra sempre Para sempre amigos sim, se Deus quiser...Pois neste inverno onde estava deixando que o frio externo congela-se o meu coração,  estes anjos , seres prontos ajudar,  sopraram em meus ouvidos o apelo da amor, a forma mais verdadeira de amor,estes doís anjos estão sempre atentos para ouvir meu choro, sorrir comigo Vocês são anjos ,são bem mais do que amigos ,houve tempos em que precisei chorar, e vocês me consolaram. Houve tempos em que sorri, e vocês sorriram comigo. Houve tempos em que briguei, questionei e vocês me apoiaram. Houve tempos em que sonhei, lutei, acreditei e vivi intensamente muitas emoções. E vocês, com vossa amizade verdadeira estiveram ao meu lado, enfrentando todos os obstáculos, acreditando em mim. Agora que me sinto sozinha, recebo um presente maravilhoso de Deus vocês apareceram em minha casa com vosso dom especial e vossa amizade verdadeira.Pessoas tão ocupadas, com tantos afazeres e tiraram tempo para aquecerem o meu coração, conseguiram mais uma vez derreter o gelo que estava a apoderar-se do meu coração.Por isso Louvo e agradeço ao senhor por vos ter colocado em minha vida, vocês ajudaram-me esta semana relembrar que devo:Confiar… As coisas acontecem na hora certa.Exatamente quando devem acontecer. Nunca me esquecer :
Nos momentos felizes, louvar a Deus.
 Nos momentos difíceis, buscar Deus.
 Nos momentos silenciosos, adorar a Deus.
Nos momentos dolorosos, confiar em Deus.
Cada momento, agradecer a Deus.
Que somos abençoados pelo Pai a cada dia, lutemos para ser diferente, lutemos para ser melhor, mudemos as sementes para mudar os frutos que vamos colher .
 Em nossa vida não percamos o foco, confiemos em Deus e agradeçamos a Ele a cada dia de vida!

sábado, 21 de novembro de 2015

Deu ama meus filhos mais do que eu os amo

Já há algum tempo que estou passando por um período de aridez espiritual. Minha impressão é de que meus tempos dedicados à oração além de poucos não são agradáveis a Deus, ando desanimada ao sentir que não consigo rezar. O simples fato de estar ali na igreja não é uma oração de fé, não significa crer realmente que Jesus está presente mas estar na missa é uma oração de amor, porque eu escolhi estar com quem eu amo, Jesus! Mas será o suficiente? Creio que não, mas o que fazer?
Tento juntar meus pedaços: aqui, ali, lá, em todos os lugares … – não há nenhuma justificação. E Deus chora. Jesus chora”, porque confia em mim e eu não estou a ser capaz de realmente ser sua imagem e semelhança, não me sinto uma boa cristã, não me sinto uma boa mãe, não me sinto uma boa pessoa, não me sinto uma boa evangelizadora. Porque? Tento ouvir e não ouço, tento ser e falho.
Haverá alguma fórmula mágica. Não, não há, mas tento abrir o meu coração para que Deus, Jesus e o Espírito Santo possam nele habitar.
Abrir o coração à Deus significa separar tempo para falar com Deus e ouvir a voz d’Ele falando no meu coração. Significa diariamente permanecer na presença dEle. Esta comunhão com o Senhor vem apenas quando é buscada de todo o coração. E eu não estou abrindo o meu coração suficientemente em Hebreus 4:2-3 Paulo fala de como Israel ouviu a voz do Senhor, ouviu acerca da terra prometida, do amor de Deus mas isso de nada lhes aproveitou porque faltava neles fé.
A fé é dada por Deus, Ela nasce espontaneamente em nosso coração e ninguém sabe explicar de onde vem.  E eu sei que tenho fé e que ela deve ser cuidada, renovada, revigorada em minha vida. Esse cuidado depende da minha vontade, de dar ouvidos à voz do Senhor e não endurecer o coração a Ele. Mas tenho endurecido os meus ouvidos e o meu coração ao meu próximo, por medo, por desconfiança, por falta de algo que não sei o que é. De tanto ver e sentir indiferença também estou a fazer o mesmo e isso assusta-me a afastas-me.
Deveria pedir a Deus que me abrisse o coração novamente, mas não tenho coragem, porque já lhe pedi tanto e ele tanto me deu que acho que não mereço e nem devo lhe pedir mais nada, sei que se pedir com fervor que Deus há de me renovar pois todo o que pede recebe e o que busca encontra ou reencontra o Senhor. Mas não tem o Senhor, nesta época tão conturbada coisas muito mais importantes para fazer do que ouvir alguém que as vezes o abandona?
Lucas diz: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” 11:13 mas sei eu dar aos meus filhos, não , não sei porque tentei educa-los como bons cristãos  e apesar de serem boas pessoas estão tão longe de Deus que assusta-me, porque sai da igreja  não permaneci firme a Igreja não pedi ajuda e deixei Deus de lado, retomei com muito fé e amor , mas meus filhos não mais velhos não tveram um modelo de cristandade forte e segura e agora que são adultos não creem no mesmo que eu, e a culpa foi minha e só minha porque eles não tem uma         Igreja que os  aquece, alimenta, transmite vida.
Tenho e devo orar para vencer este período de frieza espiritual.

Amado Menino Jesus, por favor, ajuda-me a ser a mãe que Tu queres que eu seja para os meus filhos. Por favor, dá-me a graça de amá-los quando eu quero dizer a eles o que fazer, e de confiar em ti, que vais protegê-los quando eles tropeçarem, como me seguras e me levantas quando eu caio. Amém.

Santíssima Mãe querida, por favor, coloca na vida dos meus filhos as pessoas que vão apresentá-los ao teu Filho. Ajuda-me a confiar em Deus e a saber que Ele ama os meus filhos ainda mais do que eu os amo. Amém.

sábado, 14 de novembro de 2015

mousse de chocolate muito diferente



200 g de bolachas de chocolate
80 g de manteiga a temperatura ambiente
1.000 g de leite
2 pacotinhos de chocolate em pó
150 g de açucar
1 embalagem de cuajada

colocar no copo as bolachas e triturar durante 5 segundos, velocidade 8.
juntamos  manteiga e  programamos 5 segundos, velocidade 5. Cobrimos com este preparado o fundo de uma forma desmontavel e precionamos com uma colher  para formar a base até ficar compacta . Reservamos no congelador o frigorífico até  o momento de rechear.

Sem lavar o copo, juntamos o leite, o preparado para cuajada,o chocolate em po e o açucar e  programamos 10 minutos, 100º, velocidad 3.


Quando acabar o tempo  programado, vertemos imediatamente o conteudo do copo vaso ena forma e deixamos repousar no frigorífico pelo menos 4 horas antes de servir.

Queijadas de leite condensado e coco. Rende 33 unidades


Ingredientes:
60gr de margarina
2 latas de leite condensado
300gr de leite
60gr de maizena
200gr de coco

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180º
Coloque todos os ingredientes no copo e bata 30seg vel 4.
Coloque em forminhas de silicone e leve ao forno por 20 minutos ou até estarem douradas.
Deixe arrefecer um pouco e retire das formas.
Muito fácil e rápida
esta receita é da Graça António só dobrei as quantidades


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Vamos retomar a evangelização


No próximo sábado,dia 10 terá inicio a Evangelização na Paróquia de Mogofores.
Este ano acompanho as crianças do 3º ano, que terão a sua primeira Eucaristia, por isso peço a Deus que me ilumine e guia , nessa missão tão importante,dificil e sublime.
Senhor, dá-me a esperança para vencer minhas ilusões. Plantai em meu coração a semente do amor. E ajuda-me a fazer feliz o maior número de pessoas possível, para ampliar seus dias risonhos e resumir as noites tristonhas. Transforma meus rivais em companheiros, meus companheiros em amigos e meus amigos em entes queridos. Não me deixes ser um cordeiro perante os fortes e nem um leão diante dos fracos Dá-me o sabor de saber perdoar e afastai de mim o desejo de vingança. Senhor, iluminai meus olhos para que eu veja os defeitos de minha alma e vendai- os para que eu não comente os defeitos alheios. Senhor, levai de mim a tristeza e não a entregueis a mais ninguém. Enchei meu coração com a divina fé, para sempre louvar o vosso nome e arrancai de mim o orgulho e a presunção. Deus, fazei de mim uma pessoa realmente justa.

Receita de Tarte de Diospiros

Receita de Tarte de Diospiros

Ingredientes para 12 a 14 unidades:


  • 5 Folhas de Gelatina
  • Agua
  • 500 g de Diospiros
  • 3 iogurtes naturais
  • 2 embalagensde natas
  • 1 lata de leite condensado
  • 0,5 dl de Licor de Laranja
Para a Massa:

  • 300 g de Cookies de Chocolate com pepitas
  • 60 g de Vaqueiro

Preparação:

1. Pique os cookies de chocolate no robô de cozinha ou na picadora e misture-os com a Vaqueiro.
2. Forre o fundo de uma forma de mola com o preparado e reserve no frigorífico.
3. Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria.
4. Tire a pele aos diospiros e bata-os com a varinha mágica.
5. Escorra as folhas de gelatina e derreta-as no microondas durante 20 segundos na potência máxima. Adicione o licor de laranja e junte tudo ao puré de diospiros.
Adicione o leite condensado os iogurtes e as natas. Misture bem e deite sobre a base de bolacha.
Leve ao frigorífico e deixe solidificar ou melhor ainda leve ao congelador e tem uma tarte de sorvete

Bom Apetite!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Festa da Exaltação da Santa Cruz 14 de Setembro

O Papa Francisco, Na Via Sacra da JMJ Rio2013, recordou aos jovens presentes a importância da Cruz para os cristãos. Segundo ele, na cruz está a união de Cristo às diversas realidades que vive a humanidade, em seus diferentes aspectos.

“Com a Cruz, Jesus se une ao silêncio das vítimas da violência, que já não podem clamar, sobretudo os inocentes e indefesos; nela Jesus se une às famílias que passam por dificuldades, que choram a perda de seus filhos, ou que sofrem vendo-os presas de paraísos artificiais como a droga; nela Jesus se une a todas as pessoas que passam fome, num mundo que todos os dias joga fora toneladas de comida; nela Jesus se une a quem é perseguido pela religião, pelas ideias, ou simplesmente pela cor da pele; nela Jesus se une a tantos jovens que perderam a confiança nas instituições políticas, por verem egoísmo e corrupção, ou que perderam a fé na Igreja, e até mesmo em Deus, pela incoerência de cristãos e de ministros do Evangelho”.

Na ocasião, o Papa Francisco também afirmou que na Cruz de Cristo está o sofrimento, o pecado do homem. “Ele acolhe tudo com seus braços abertos, carrega nas suas costas as nossas cruzes e nos diz: Coragem! Você não está sozinho a levá-la!”,o Papa disse ainda que “ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida”.


Na oração do dia a Igreja reza: “Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós, que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

domingo, 30 de agosto de 2015

Mousse muito diferente


200 g de bolachas de chocolate sem cbertura
80 g de manteiga a temperatura ambiente
1.000 g de lecite
2 pacotinhos de preparado para coalhada
300 g de chocolate em pó
150 g de açúcar

Colocar no copo as bolachas e trituramos durante 5 segundos, velocidade 8.
 Juntamos a manteiga e programamos 5 segundos, velocidade 5. Cubrimos com esta preparação o fundo de uma forma pequena de fundo amovível precionamos com força  para formar a base para que fique compacta. reservamos no congelador ou frigorífico até termos o rcheio pronto.
Sem lavar o copo, colocamos o leite, o preparado para coalhada, o chocolate e o açucar  e  programamos 10 minutos, 100º, velocidade 3.


Quando acabar o tempo programado, vertemos imediatamente o  conteudo do copo na forma e deixar repousar no frigorífico pelo menos 4 horas antes de servir.
Bom apetite

Temer a Deus é ter medo Dele?


È uma pergunta que as vezes me apoquenta, mas se Deus é meu pai eu devo ter medo dele?
Quem ama e crê verdadeiramente a Deus não deve ter "medo" de Deus. Não há nenhuma razão para que tenhamos medo dEle. Temos a Sua promessa de que nada pode nos separar do amor de Deus (Romanos 8:38-39). Temos a Sua promessa de que Ele nunca vai nos deixar ou nos abandonar (Hebreus 13:5). Temer a Deus significa ter uma reverência por Ele tão grande, que vai certamente influenciar como vivemos nossas vidas. Temer a Deus é respeitá-lO, submeter-se a Ele e louvá-lO com admiração.
Para quem crê, temer a Deus é algo muito diferente. O temor de quem crê é reverência a Deus. Hebreus 12:28-29 descreve muito bem: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor." Essa reverência e santo temor explicam exatamente o que temer a Deus significa para quem crê. Esse é o fator que deve nos estimular a nos entregar totalmente ao Criador do Universo.

Ao SENHOR, teu Deus, temerás; a ele servirás, a ele te chegarás e, pelo seu nome, jurarás. Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e temíveis coisas que os teus olhos têm visto." O temor de Deus é a base para andarmos em Seus caminhos, e para servirmos e amarmos a Ele.

As vezes temos a tendência de minimizar o temor de Deus a apenas "respeito" por Ele. Embora respeito faça parte do conceito, temer a Deus na verdade significa mais do que isso. O bíblico temor de Deus, inclui a compreensão do quanto Deus odeia o pecado, assim como temer Seu julgamento do pecado.
 Embora sua disciplina seja feita em amor (Hebreus 12:6), ainda é algo atemorizante. Quando crianças, o medo da disciplina de nossos pais preveniu algumas ações perversas. Assim também deve ser com o nosso relacionamento com Deus. Devemos temer Sua disciplina e, portanto, procurar viver nossas vidas de uma forma que O agrade.

sábado, 8 de agosto de 2015

Esperei que o Céu se abrisse e que ouvisse uma voz a dizer podes ir.

No post anterior disse que apesar das proibições do médico eu queria continuar a ser peregrina, como? Só tenho dois pés estes já não podem caminhar muito ou estão sujeitos a piorar as tendinites e a fraturas por fadiga. Tinha que arranjar maneira de continuar sem pés posso substituir por…rodas, duas rodas e sem motor, apenas determinação e rodas, claro BICICLETA , apesar do marido alinhar nas minhas manias, desta vez foi complicado, pois ele achava extremamente perigoso, mas como sou um bocadinho(mas só um bocadinho) teimosa pus-me a estrada sozinha, sozinha não ia muito bem acompanhada eramos 3 na bike : eu,Deus e  Nossa Senhora.
No sábado em que comecei a peregrinação combinei com o marido que ele iria levar-me o almoço a Pombal e depois esperar por mim no Santuário de Fátima o e assim sai de Sangalhos e fui até Coimbra, ao passar O hotel Dom Luís deparei com uma placa de proibição de passagem de bicicletas, liguei para o maridão e ele disse para não continuar que a multa seria de no mínimo 250 euros para esperar que ele viria me buscar. Fiquei triste, muito triste, como resolver? Mais uma vez pedi ajuda a Deus, entreguei tudo nas Suas mãos, enquanto esperava falei com Ele: Jesus, Tu é que sabes se não passo daqui é porque não queres que eu vá a casa da Nossa mãe, se quiseres o meu sacrifício em tua honra e da nossa mãe resolve isto. Esperei que o Céu se abrisse e que ouvisse uma voz a dizer podes ir. Mas nada disso apenas um dia de sol. E então lá fui cabisbaixa para o carro de volta para casa. Mas a ideia de ir de bicicleta não me deixava até que fui falar com meu vizinho que já foi polícia e pus a questão como posso ir e ele respondeu vai que não há problema neste mês de peregrinações como não há alternativas pode ir, palavrinhas mágicas no sábado seguinte 8h da manhã o marido levou.me até o ponto onde tinha parado e lá fomos nós os 3 (eu, Deus e Nossa Senhora) acompanhados de uma chuva fininha, mas como Deus nunca nos deixa a chuva passou e foram 11 horas de viagem, encontrei pelo caminho vários peregrinos a pé e quando a corrente da bike soltava-se houve sempre um peregrino a pé que vinha ajudar, tive vários momentos incríveis nesta peregrinação, mas há uma passagem que não posso deixar de contar estava eu com a bike avariada sem conseguir mudar as mudanças quando surge uma grande, mas grande subida não tinha hipótese de subir a pedalar, saiu da bike e começo a subir com a bike a mão, de repente um senhor talvez perto dos 70 anos ao meu lado diz: Ó menina suba na bicicleta que eu empurro, evidente que agradeci mas não aceite e fomos subindo a pé e conversando, perguntou-me se eu ia a Fátima e de onde vinha porque eu estava com um muito cansado, respondi que vinha de Sangalhos, mas que só comecei em Coimbra e então perguntei se ele era daquela povoação e ele respondeu que não que também ia para Fátima mas a pé, perguntei e vem de onde? Aguiar da Beira, imaginem só de Aguiar da Beira a pé e queria empurrar.me ladeira acima. Ai está o espirito dos peregrinos. Todos os peregrinos têm o desejo de chegar para além do lugar de destino, querem sobretudo que a suas vidas tenham sentido


E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. Hebreus 13:16

Uma viagem para a vida

Uma viagem para a vida

O ato de peregrinação  (Viagem em romaria a lugares santos e de devoção), como expressão máxima da  e da espiritualidade, é a materialização de um caminho com um propósito, na esperança de obter uma bênção ou agradecer uma dádiva bem definido, que carece de motivação, sacrifício e fé, no qual só a pessoa que o executa entende o seu significado e necessidade. Ir de um Santuário a outro Santuário são referências incontornáveis para o peregrino que procura um encontro com a sua fé e com o seu Deus bom e misericordioso que nos deixou a sua mãe quando estava prestes a morrer por nós, ir de um Santuário Mariano a outro é sairmos da casa da nossa mãe e ter nossa mãe a nossa espera de braços abertos, andemos por onde andarmos lá esta ela para nos amparar. Para muitos, trata-se da viagem das suas vidas – a tal! Assim foi para mim, aos 50 anos fiz a minha primeira peregrinação a pé até Fátima, sai numa sexta-feira inserida num grupo experiente nessas andanças, um bocaditos” assustados” com a minha presença pois apoio da minha família era praticamente nulo, os filhos diziam que nem chegava a Mealhada (10 ou 15km) o marido ria-se e dizia aos filhos - não sejam maus a mãe chega a Coimbra (35-40km), o marido completamente contra essas coisas e também sem religião, mas como esta sempre pronto a apoiar as “minhas manias” lá foi ele apoiar a peregrinação levando uma carrinha de apoio (e jurou pra nunca mais, de tão cansado que ficou) depois de ter andado a noite toda e o dia todo parando apenas para comer chegamos a Pombal onde pensei pronto, não passo daqui amanhã não consigo me mexer vou ter que desistir, mas o experiente amigo Carlos Correia aconselhou-me que descansasse e no outro dia iremos ver mas que com ele ninguém desistiria (eu quase desisti na reta de pombal mas o Carlos sempre a apoiar e lá consegui chegar) no dia seguinte o Carlos fez massagem a todos e lá fomos os primeiros quilómetros foram horríveis quase a arrastar-me mas depois de rezar e pedir ajuda a Jesus e Maria parece que fui carregada no colo, a energia voltou e a vontade de chegar e ver que a minha fé conseguiria ultrapassar todas as dificuldades e foi a partir do momento que me entreguei totalmente e deixei tudo nas mão de Jesus e de Maria que tudo foi possível, com muita dor, com muita fé e com muita confiança mas como diz o meu querido padre José Fernandes é dar até doer, pois foi exatamente isso que Jesus fez por nós. E foi assim que cheguei ao Santuário de Fátima depois de 130 km aproximadamente, além de ter a minha fé mais firme obtive coisas incríveis durante essa viagem. Não foram só maravilhas uma coisita má é que fiquei com uma tendinite no pé e o ortopedista disse-me que não poderia mais ir a pé a Fátima e como não sou nada teimosa lá fui eu no ano seguinte com o mesmo grupo maravilhoso, com tantas aventuras com tantas coisas que meu Deus me mostrou pelo caminho. Mas no fim foram dois dias de cama com dores e os dois pés com tendinites, ao entrar no consultório do ortopedista este disse logo- não acredito que foi novamente a Fátima a pé, claro que não conseguiu lá chegar! Consegui sim Doutor, ao que ele retorquiu: A Fé remove montanhas realmente!
Mas depois de radiografar e fazer ecografia aos meus pezinhos (que não tinha nenhuma unha pois caíram todas depois da peregrinação) a sentença foi – nunca mais pode voltar a ir a pé a Fátima. Claro que não liguei nada e já pensava no próximo ano, mas passado 3 ou 4 meses tive uma fratura no pé por fadiga, nem sabia que isso existia e foi o fim das peregrinações…não,  não foi  mas fica para amanhã a continuação
 19 Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.(SALMO 119 )
30 Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.

Apego-me aos teus testemunhos; ó Senhor, não me confundas.

Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração.
Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.

domingo, 12 de julho de 2015

Delicia do coro

Agora uma receita facil e deliciosa
 1kg de iogurte grego(uso do LIDL)
1 lata de leite condensado
1 lata de pessego em calda
bolacha maria triturada

modo de fazer: colocar a bolacha triturada num pirex( ou no fundo do copo se quiser fazer individuais);
misturar o iogurte e o leite condensado e colocar por cima das bolachas;
triturar os pessegos e colocar por cima do iogurte.
Pronto , deliciosamente fácil.

“Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber; e não andeis com vãs preocupações.”(Lucas 12,29).

 “Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber; e não andeis com vãs preocupações.”(Lucas 12,29).
 Quando Ele nos pede que não nos preocupemos não significa que devemos sentar e esperar, é preciso descruzar os braços e lutar contra as provações e tentações diárias, mas se estivermos inteiramente ligados a Deus, através da oração diária passaremos por qualquer provação, por qualquer sofrimento, tendo a firme garantia de que nunca estamos sós. Deus é nosso criador, riquíssimo em misericórdia e sabedoria, Ele vem em nosso auxílio, Deus sempre nos estende a mão, confie Nele.(Padre Alberto)

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Pão de Mel - é um bolo clássico brasileiro adorado por todos

Ingredientes para o pão de mel:

1/2 chávena de açúcar mascavo
2 chávenas de farinha 55 sem fermento
1/2 chavena de chocolate em pó
1/2 chavena de mel
1 chavena de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 ovo
raspas de 1 laranja
2 colheres de chá de canela moída
1 colher de chá de cravinho
2 colheres de chá de bicarbonato
1 colher de café de noz moscada(eu não uso)
3 colheres de sopa de açúcar

Crosta:
400g de chocolate derretido (usei culinário , mas pode ser ao leite, ou misturar os 2)
1 colher de chá de manteiga


Preparo:

Coloque no copo os cravinhos, o açúcar branco ,as raspas de laranja e triture 1 min vel 9 (com uma espátula, baixe das paredes do copo até que fiquem bem pulverizados).
Adicione o bicarbonato, canela,noz moscada, a farinha ,o chocolate, o açúcar  mascavado por 10 seg, vel 6, depois baixe para vel 5 e adicione pelo bocal o leite, o mel, o ovo e a manteiga até obter uma mistura homogénea.
Leve ao forno pré aquecido a 180 graus em forma retangular untada e enfarinhada, por 30 minutos ou até palito sair seco.
Corte o bolo em quadrados.
Leve o chocolate a derreter em banho maria, e envolva os quadrados de bolo e deixe arrefecer e esfriar para formar a crosta por toda a volta. 








Bom Humor

Estava a pensar no que deveria escrever antes da receita de Pão de Mel e então de repente encontrei esta oração do Papa Francisco que me incentivou a continuar e dedicar-me mais ao blogue porque afinal até o Senhor Papa  precisa digerir alguma coisinha assim como devemos valorizar  o senso de humor. Acho que, se o temos para valorizar esta oração, é porque Deus também o tem como fonte de bom ânimo. Eu aprecio muito esta oração!”, disse o Papa e eu concordo com ele e também a aprecio

Oração do bom humor
   
Senhor, dai-me uma boa digestão,
mas também algo para digerir.
Dai-me a saúde do corpo, mas também
o bom humor, necessário para mantê-la.
 
Dai-me, Senhor, uma alma simples,
que saiba aproveitar tudo o que é bom
e que não se assuste quando o mal chegar,
e sim que encontre a maneira de colocar as coisas no lugar.
 
Dai-me uma alma que não conheça o tédio
nem os resmungos, suspiros e lamentos,
e não permitais que eu me atormente demais
com essa coisa incômoda demais chamada “eu”.
 
Dai-me, Senhor, senso de humor!
Amém.

sábado, 6 de junho de 2015

Maria, mãe de Caná, dá-me o teu sorriso...

Que no teu sorriso eu veja o coração de Deus
que corre com pressa para me abraçar.
Que no teu sorriso eu entenda que Deus é sempre maior
que tudo o que é e será em mim só cinza.
 
Que no teu sorriso eu sinta o perdão de Deus
a tudo o que já lhe confessei, mas ainda me martiriza.
Que no teu sorriso eu possa ver o sorriso de Deus,
que inunde minha alma e suavize minha dureza.
 
Que no teu sorriso eu aprenda a bondade de Deus,
que me devolve bem por mal e dissolve minha malícia.
Que no teu sorriso eu possa agradecer ao Pai,
que me amou primeiro e não deixa de me amar.
 
Que no teu sorriso, Maria,
eu veja que é glória de Deus
que minha alma tenha vida
e meu rosto, um sorriso.
Amém.

o que devemos saber para utilizar melhor a bimby

Equivalências:
  • O copo transparente da Bimby, raso de liquidos leva 100 gramas.
  • O copo transparente da Bimby, raso de açúcar leva 100 gramas.
  • O copo transparente da Bimby, raso de farinha leva 60 gramas.
  • O copo transparente da Bimby, raso de maizena leva 50 gramas.
  • O copo transparente da Bimby, raso de pão ralado leva 40 gramas.
  • O copo transparente da Bimby, raso de queijo ralado leva 50 gramas.
  • O copo transparente da Bimby, raso de arroz leva 100 gramas.
  • O copo transparente da Bimby, raso de leite em pó leva entre 45 a 50 gramas.
Velocidades:
  • Velocidades colher, 1, 2 e 3 = Colher de pau – utiliza-se quando não se quer triturar nem desfazer os alimentos.
  • Velocidade 3 1/2 e 4 = Faca de cozinha – utiliza-se para picar os alimentos sem triturar (picar cebola, alho, salsa…).
  • Velocidade 5 = Faca / Picadora (1-2-3).
  • Velocidade 6 = Passe-Vite / Batedeira ( para bater todos os bolos que não precisem de levedar – Esta foi-me dita no curso de cozinha). Nunca uso esta velocidade para bater bolos. Utilizo sempre a vel. 5.
  • Velocidade 7 = Varinha Mágica (semelhante ao passe-vite)
  • Velocidade 8 = Picadora de carne (não picar + de 300g de cada vez).
  • Velocidade 5>7>9 (progressivamente) – utiliza-se para triturar (gelados…) ou pulverizar (açúcar, grão…)
  • Velocidades 9 e 10 = Para Pulverizar (reduzir a pó)
  • Turbo = Utiliza-se com ingredientes muito duros que se pretende desfazer antes de triturar ou pulverizar (queijo curado, presunto, gelo…)
  • Velocidade Espiga = Bater massas para levedar, como o pão, pizzas…
Funcionalidades através de Velocidades:
  • Misturar – os ingredientes podem ser misturados muitos simplesmente com velocidades 2 – 4 (neste caso, para massa de panquecas, marinadas e bebidas), em quantidades de 100g até 2000g.
  • Emulsionar – para preparar maioneses e molhos, através das velocidades 3 – 5 sem borboleta, ou até à velocidade 4 com borboleta. Dica: deite o óleo pela tampa do copo de mistura, levantando por instantes o copo de medida, podendo correr em fio para dentro do copo para emulsionar com os restantes ingredientes.
  • Amassar – Preparar massas à base de levedura e massas para pão, massa fresca ou misturas de carne. Seleccionar a posição tampa fechada e velocidade Espiga. Dica: nunca use mais de 700g de farinha para a sua massa.
  • Bater – Para confeccionar cremes batidos, ovos batidos, molhos cremosos ou pudins. Com a borboleta colocada sobre a lâmina da Bimby, usar uma velocidade de 2 a 4.
  • Cortar – Cortar, triturar, moer, pulverizar e preparar purés, podem ser feitos com velocidades de 4 a 10. A velocidade 4 é adequada para um corte grosso (cortar legumes para uma sopa Minestrone) e a velocidade 10 é utilizada para cortar ingredientes mais duros, como o açúcar (para pulverizar = transformar em açúcar em pó), cereais, arroz, queijo parmesão, picar gelo. Dica: para alcançar um resultado uniforme, corte previamente em pedaços os ingredientes a triturar (5x5cm).
Temperaturas:
  • 37º – Temperatura do nosso corpo (Sempre que bater massas de bolos, utilize esta temperatura)
  • 37º – Aquecer alimentos para bebé, ou dissolver fermento em leite ou água
  • 50º – Banho Maria
  • 50º – Derreter chocolate
  • 60º – Dissolver gelatinas
  • 70º – Para pratos preparados pelo método banho-maria, por ex. o Molho Holandês.
  • 80º – Para fazer chá, cozer peixe ou engrossar sopas com ovo batido
  • 90º – No copo de mistura podem ser preparadas misturas cremosas à base de leite.
  • 100º – Cozinhar sopas, legumes ou carnes, bem como massa fresca e arroz, saltear cebolas e legumes ou fazer refogados
  • Varoma – Preserva as vitaminas e minerais do peixe, carne e legumes quando cozinhados ao vapor na Varoma. Arroz ou batatas podem ser cozinhados em simultâneo no cesto do copo misturador.
Cozer com Varoma:
  • 15 a 20 minutos — 800g de: filetes
  • 20 a 25 minutos — 800g de: espargos, courgetes, couve-flor, ervilhas, frango, brócolos, salmão, camarões, arroz (250g de arroz para 500g de água)
  • 30 a 35 minutos — 800g de: cenoura, couve, almôndegas
  • 40 a 45 minutos — 800g de: feijão verde,coxas de frango
Substitutos:
  • O Limão é um activador de sabor. Utilize-o sempre que fizer gelados, compotas (opcional) e sumos.
  • O Limão tem como principal função ser um conservante natural, uma vez que em casa não usamos os maléficos “ES”
  • Utilize Gelo em vez de água para fazer os Néctares (1 minuto na vel. 9). Só depois adicione água a gosto (uns segundos na vel. 5)
Gelados:
  • Primeiro pulverize 200 g de açúcar. De seguida coloque limão e depois a fruta congelada. Triture na velocidade 5. Junte o leite evaporado congelado em doses (por exemplo nas cuvetes do gelo ou em copinhos plásticos). Misture durante 2 minutos ajudando SEMPRE com a espátula (MUITO IMPORTANTE) para que a mistura fique mais homogénea ou 500g de fruta congelada 15 seg/vel 8 e juntar 2 iogurtes 20 seg/vel 5
  • Pode fazer os gelados com leite condensado (sem juntar o açúcar) e fruta.
Outros:
  • Sempre que uma receita leve farinha e algum liquido, coloque primeiro o liquido e só depois a farinha (para não formar grumos).
  • Pode Pulverizar grão ou feijão seco para fazer óptimas sopas destes ingredientes. Primeiro colocar no copo os outros ingredientes pretendidos e só depois o pó de feijão ou de grão.
  • Em vez de fritar os Sonhos, opte por fazê-los no Forno.
  • Para fazer o fumet de camarão junte 250g de cascas e cabeças de camarão e 500 g de água. Programe 5 min/ vel. 4/ temp. 100º.
  • Pode fazer o fumet com água, vinho ou leite, consoante o gosto pessoal de cada um ou conforme a receita (ex: VINHO para adultos e sopa de peixe; LEITE para rissóis)
  • Para que a massa “Choux” saia perfeita, deve arrefecer antes de juntar os ovos inteiros.
  • A massa “Choux” deve ser disposta em espiral para que o profiterole cresça. Também se podem fazer bolos grandes (fazer um “S” apertado em que a massa fique junta em cada linha do “S”). Com esta massa podem fazer-se éclaires e duchaises por exemplo.
  • Sempre que fizer doces que levem folhas ou pó de gelatina, no fim de a derreter e antes de a deitar aos preparados, arrefeça-a um pouco, juntando-lhe uma colher do doce que vai fazer.
  • Para bater natas e obter bons resultados, é indispensável que o copo esteja limpo e seco, que as natas estejam frescas e que tenham 35% de gordura (As natas “light” e as de soja não sobem). Para 400g de natas programe 2 min/vel 3,5 com borboleta.
  • Claras em castelo: com a borboleta programar 1min por clara/vel 3,5 sem o copo medida colocado.
  • A ”borboleta” apenas pode usar-se até à velocidade 3.5 (na 4 pode estragar-se).
  • Para fazer Manteiga utilize 2 pacotes de natas, com um mínimo de 30% de gordura e bem frias, e bata na velocidade 9 durante 2 minutos. Pode aromatizar a manteiga com um ingrediente à escolha, adicionando-o nos últimos 30 segundos. Deite a manteiga no cesto da Bimby e lave-a bem em água muito fria corrente (para não rançar) até que esta água saia limpa. Deite-a sobre papel absorvente e seque bem. Tempere com sal q.b. Enrole em película aderente e faça um “rebuçado”.
  • Coloque um pouco de azeite no copo da Bimby sempre que picar legumes (ou outro ingrediente como fiambre, bacon, etc) para que estes não fiquem colados às paredes do copo.
  • Para fazer bem a maionese, deitar a gordura escolhida na tampa da Bimby, com o copinho colocado, que ela vai descendo na velocidade adequada através das saliências do copinho. Apenas passar da vel. 7 à 9 quando se faz maionaise aromatizada, e só nos últimos segundos, para picar o ingrediente escolhido. Se a maionese deslaçar, retirá-la para outro recipiente, deitar 2 ovos inteiros no copo da Bimby e deitar pela tampa a maionese deslaçada. Quanto maior a quantidade de gordura maior é a consistência.
  • Tirar sempre o “olho” do dente de alho, para que este não deixe um sabor desagradável.
  • Para cozer ovos com casca na “Varoma”, embrulhá-los em película aderente para que eles não rebentem. E para os cozer sem casca fazer um saquinho de película aderente e colocar o ovo lá dentro, enrolando bem para que não saia. Para cozer 4 ovos no cesto programe 14 min/varoma/vel1 com 500g de água no copo
  • Para que o puré de batata saia bem (uma vez que depende muito da qualidade da batata), após a batata estar cozida, retirar um pouco de líquido da cozedura antes de reduzir a puré, e acrescentá-lo apenas se necessário (para que o puré não fique muito liquido).
  • Ao cozer esparguete na Bimby, fica sempre algum enrolado nas lâminas. Para o soltar, virar o copo ao contrário e rodar o apoio preto das lâminas no sentido inverso que a massa solta-se.
  • Em vez de saquetas de Fermipan, que têm um gosto muito activo, utilize os cubinhos de fermento de padeiro que se vendem nos bons hipermercados.
  • Para substituir o saco pasteleiro, utilize 2 sacos de congelação um dentro do outro. Coloque o que pretende lá dentro e corte a ponta do “cone” formado.
  • Picar sempre na velocidade 5 e começar sempre pelo ingrediente mais claro, para não tingir.
  • Quando fizer massas que precisem levedar, deixe-as primeiro dentro do copo da bimby até ao copo transparente começar a querer saltar. Depois retire a massa do copo, dê a forma que quer e deixe dobrar de volume dentro do forno aquecido e desligado.
  • Nas receitas com farinha 65, se usar farinha 55 acrescente 25g
  • 25g de fermento fresco = 5g de fermento de padeiro seco
  • 1/2 colher de chá de ágar-ágar em pó = 1 folha de gelatina
  • Descaroçar azeitonas ou cerejas programe 1 seg/inversa/vel 3 ou 4
  • Sumos de fruta: Vel 9 peso da água = peso da fruta + 1 limão sem casca
  • Panquecas: 370g de farinha, 5g de fermento, 1 ovo, 500g de leite na vel 6/ 10 seg
  • Desfiar frango,pato,delícias do mar: 20 seg/inversa/vel 3 ou 4
  • Para afiar as lâminas basta bater gelo na vel turbo

sábado, 30 de maio de 2015

Rosas espirituais a Nossa Senhora que ela leva a Deus por nós e para nós Rosas de Maçã

  • Ingredientes – 12 unidades
  • –  400g de massa folhada(pode ser de compra de preferencia quadrada)  
  • – 6 maçãs pequenas vermelhas
  • – Doce de leite(leite condensado cozido)
  • – 1 limão grande
  • – açúcar
  • 1 – Corte as maçãs ao meio e retire as partes com caroço (NÃO DESCASQUE AS MAÇÃS e guarde os caroços. 
  • Lamine com um fatiador e vá colocando em uma panela com o caldo do limão. Salpique açúcar e ferva por 3 minutos. Retire;
  • Faça tiras com uma largura de 2,5 – 3 cm.  Passe o  doce de leite na tira, sem excessos;
  • Coloque as metades da maçã, lado a lado. Alguns pedaços de maça vão se desfazer e você não usará nessa receita (guarde para o chá);
  • Dobre a massa ao meio e enrole. Sua rosa ficará perfeita. Coloque cada rosa numa forminha de silicone e leve para assar à 200 graus.
  • IMG_2541 (foto antes de assar)
  • Se quiser, pode finalizar com açúcar de confeiteiro e canela!
  • (foto depois de assar)
  • Com as sobras da maçã, pode fazer um chá para servir com as rosas. Basta levar para ferver com água, cravo e canela. Se quiser, adicione raspas de laranja. Bom apetite.
  •  
  • IMG_2624
  • 4
IMG_2617
IMG_2611

Ela é Filha do Pai, é a Mãe do Filho, e é a Esposa do Espírito Santo. Numa única mulher Deus tem Mãe, Filha e Esposa.

 Hoje no nosso Santuário Maria Auxiliadora, em Mogofores, tivemos uma atividade de catequese muito bela, com o pais, crianças e catequistas a rezar o terço. Cinco grupos diferentes leram ou dramatizaram os Mistérios, além disso a cada Ave-Maria, uma criança colocava no chão uma flor( em E.V.A. cor de rosa  e centro brilhante ) e a cada Pai-Nosso uma flor( brilhante com o centro rosa) ,  enquanto   decorriam as orações pensei em especial nas Ave- Marias e lembrei-me de algo que li a dias do professor Felipe Aquino,  viúvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Ele dizia que: “cada parte da oração da Ave-Maria tem um significado baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição”, ora vejamos a Ave-Maria é uma das orações mais queridas do povo católico. É a mais antiga oração que conhecemos dirigida a Nossa Senhora, nossa Mãe, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja. Ela está na própria Bíblia, revelação de Deus.
Na Anunciação, o Anjo a saudou: “Ave, cheia de graça”. Maria foi a única que achou graça diante de Deus, porque foi a única “concebida sem o pecado original”. Nas aparições a Santa Catarina Labouré, na França, em 1830, ela pediu que fosse cunhada o que ficou sendo chamada de “Medalha milagrosa”. Em letras de ouro, Catarina viu escrita a bela frase: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”.
“O Senhor é convosco”, disse-lhe o Arcanjo Gabriel. Maria tem uma intimidade profunda com Deus. Diz o nosso Catecismo que “desde toda eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré na Galileia, ‘uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria’ (Lc 1,26-27)”.

Ela é Filha do Pai, é a Mãe do Filho, e é a Esposa do Espírito Santo. Está em plena unidade com a Santíssima Trindade. Numa única mulher Deus tem Mãe, Filha e Esposa.
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42). Foi assim que Santa Isabel saudou a Virgem, “em alta voz” e “cheia do Espírito Santo”. E o menino João Batista estremeceu em seu seio. Isabel deixou claro por que Maria é “bendita entre todas as mulheres”: “Donde me vem a honra de vir a mim a Mãe do meu Senhor?” (v.43). E Isabel completa: “Bem-aventurada és tu que creste…” (v.44).
O bendito fruto do seu ventre é o próprio Deus, Filho de Deus, encarnado em seu seio virginal: Jesus. Ela é a Mãe de Deus. Quando o herege Nestório, patriarca de Constantinopla, quis negar essa verdade, o povo se revoltou, e o Concílio de Nicéia, em 431, confirmou a maternidade divina de Maria: (Theotókos). “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48), por isso a piedade da Igreja para com a Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão.
Depois de saudar a Virgem Maria, Mãe de Deus, com essas palavras que desceram do céu, a oração da Ave-Maria nos leva a implorar as graças do Senhor pela intercessão daquela a quem Deus nada pode negar.
“Santa Maria, Mãe de Deus”. O que não consegue a Mãe do Altíssimo? O que não pode conseguir, diante do trono da graça, aquela que é Sua Mãe, Esposa e Filha? O milagre das Bodas de Caná (João 2) diz tudo, mostra o grande poder intercessor da Mãe diante do Filho. Por isso, a Igreja sempre nos ensinou: “Peça à Mãe que o Filho atende!”. O bom filho nada nega à sua mãe. Consegue tudo, por graça, o que Deus pode por natureza.
E nós pecadores lhe imploramos: “Rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte”. Consegue do Rei os grandes benefícios aqueles que estão perto d’Ele, aqueles que têm intimidade com Ele. Quem mais do que Maria tem intimidade com Deus? Esse é o poder da intercessão. A Mãe Santíssima diante do seu Filho roga por nós sem cessar. Disse o Concílio Vaticano II que “assunta aos céus (…), por sua múltipla intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. (…) Por isso, a bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de auxiliadora, advogada, protetora e medianeira.”
A nossa Mãe roga por nós a cada momento, mesmo que não tenhamos consciência disso; especialmente protege aqueles que lhe são consagrados fervorosamente. De modo especial, defende-nos na hora da morte. Quantas almas a Virgem Maria salva na hora da morte! Especialmente aqueles que lhe são consagrados. São Bernardo dizia que não é possível que se perca um bom filho de Maria. Por isso, pedimos insistentemente que ela rogue por nós, sobretudo na hora decisiva de nossa morte. Quando rezamos o Santo Rosário, a ela oferecemos rosas espirituais que ela leva a Deus por nós. Ela não as retém para si, pois o rosário é a meditação de toda a vida de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Por ser tão intensa e tão simples é a oração de todas as gerações, os avós ensinam os netos, é repetida pelos pais e declamada pelas vozes angelicais das crianças…
 Ave, Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores,

agora e na hora da nossa morte
.
Amém.