sábado, 8 de agosto de 2015

Uma viagem para a vida

Uma viagem para a vida

O ato de peregrinação  (Viagem em romaria a lugares santos e de devoção), como expressão máxima da  e da espiritualidade, é a materialização de um caminho com um propósito, na esperança de obter uma bênção ou agradecer uma dádiva bem definido, que carece de motivação, sacrifício e fé, no qual só a pessoa que o executa entende o seu significado e necessidade. Ir de um Santuário a outro Santuário são referências incontornáveis para o peregrino que procura um encontro com a sua fé e com o seu Deus bom e misericordioso que nos deixou a sua mãe quando estava prestes a morrer por nós, ir de um Santuário Mariano a outro é sairmos da casa da nossa mãe e ter nossa mãe a nossa espera de braços abertos, andemos por onde andarmos lá esta ela para nos amparar. Para muitos, trata-se da viagem das suas vidas – a tal! Assim foi para mim, aos 50 anos fiz a minha primeira peregrinação a pé até Fátima, sai numa sexta-feira inserida num grupo experiente nessas andanças, um bocaditos” assustados” com a minha presença pois apoio da minha família era praticamente nulo, os filhos diziam que nem chegava a Mealhada (10 ou 15km) o marido ria-se e dizia aos filhos - não sejam maus a mãe chega a Coimbra (35-40km), o marido completamente contra essas coisas e também sem religião, mas como esta sempre pronto a apoiar as “minhas manias” lá foi ele apoiar a peregrinação levando uma carrinha de apoio (e jurou pra nunca mais, de tão cansado que ficou) depois de ter andado a noite toda e o dia todo parando apenas para comer chegamos a Pombal onde pensei pronto, não passo daqui amanhã não consigo me mexer vou ter que desistir, mas o experiente amigo Carlos Correia aconselhou-me que descansasse e no outro dia iremos ver mas que com ele ninguém desistiria (eu quase desisti na reta de pombal mas o Carlos sempre a apoiar e lá consegui chegar) no dia seguinte o Carlos fez massagem a todos e lá fomos os primeiros quilómetros foram horríveis quase a arrastar-me mas depois de rezar e pedir ajuda a Jesus e Maria parece que fui carregada no colo, a energia voltou e a vontade de chegar e ver que a minha fé conseguiria ultrapassar todas as dificuldades e foi a partir do momento que me entreguei totalmente e deixei tudo nas mão de Jesus e de Maria que tudo foi possível, com muita dor, com muita fé e com muita confiança mas como diz o meu querido padre José Fernandes é dar até doer, pois foi exatamente isso que Jesus fez por nós. E foi assim que cheguei ao Santuário de Fátima depois de 130 km aproximadamente, além de ter a minha fé mais firme obtive coisas incríveis durante essa viagem. Não foram só maravilhas uma coisita má é que fiquei com uma tendinite no pé e o ortopedista disse-me que não poderia mais ir a pé a Fátima e como não sou nada teimosa lá fui eu no ano seguinte com o mesmo grupo maravilhoso, com tantas aventuras com tantas coisas que meu Deus me mostrou pelo caminho. Mas no fim foram dois dias de cama com dores e os dois pés com tendinites, ao entrar no consultório do ortopedista este disse logo- não acredito que foi novamente a Fátima a pé, claro que não conseguiu lá chegar! Consegui sim Doutor, ao que ele retorquiu: A Fé remove montanhas realmente!
Mas depois de radiografar e fazer ecografia aos meus pezinhos (que não tinha nenhuma unha pois caíram todas depois da peregrinação) a sentença foi – nunca mais pode voltar a ir a pé a Fátima. Claro que não liguei nada e já pensava no próximo ano, mas passado 3 ou 4 meses tive uma fratura no pé por fadiga, nem sabia que isso existia e foi o fim das peregrinações…não,  não foi  mas fica para amanhã a continuação
 19 Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.(SALMO 119 )
30 Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.

Apego-me aos teus testemunhos; ó Senhor, não me confundas.

Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração.
Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário