sábado, 16 de maio de 2015

Pão de Deus

Hoje experimentei fazer Pão de Deus, aqueles bolinhos super fofos e com um topping de coco .
Utilizei a receita do blogue  Cantinho do Jorge e parecem bem, logo vão a prova depois digo.
Quanto a receita colocarei depois de uma pequena reflecção, enquanto fazia os ditos paezinhos pus-me a pensar porque o nome Pão de Deus , penso que talvez pelo seu cheirinho divinal.
Mas também pensei  Pão é alimento feito de farinha, especialmente de trigo, mas esse alimento também tem em si um  valor simbólico. Na vida comum simboliza pessoa boa ou bonita, é comum dizer; “Fulano é um pão!”. Tratando-se de pão propriamente dito é conhecido desde os primórdios da história humana. O trigo de onde sai a farinha é igualmente mencionado nas escrituras antigas e assim como na Bíblia é mencionado várias vezes. Esse alimento, o pão, ainda hoje é consumido em todo o mundo provando ser assim um alimento saudável e de propriedade incontestável pelo seu valor nutritivo. Mas qual a  simbologia do pão na vida religiosa.

Com certeza, as pessoas podem encarar o pão como uma coisa corriqueira. Mas a Bíblia fala de um tipo de pão muito especial que não deve ser tratado como algo sem valor. Esse pão, que foi comparado ao maná desprezado pelos israelitas, pode nos dar vida eterna.
“Eu sou o pão da vida”, disse Jesus a seus ouvintes. “Vossos antepassados comeram o maná no ermo, e, não obstante, morreram. Este é o pão que desce do céu, para que qualquer um possa comer dele e não morrer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e, de fato, o pão que eu hei de dar é a minha carne a favor da vida do mundo.” — João 6:48-51.
 Muitos dos ouvintes de Jesus não entenderam o que ele quis dizer com as palavras “pão” e “carne”. Mas a ilustração foi muito apropriada. O pão literal sustentava os judeus diariamente, assim como o maná havia alimentado os israelitas durante os 40 anos no deserto. Embora o maná fosse um presente de Deus, ele não dava vida eterna. Por outro lado, é exatamente isso o que o sacrifício de Jesus faz para aqueles que exercem fé nele. Realmente, ele é o “pão da vida”.
Quando sintimos fome, comemos um pedaço de pão. Mas temos o  hábito de agradecer a Deus pelo ‘pão de cada dia’. (Mateus 6:11) Mas, ao tomarmos uma saborosa refeição, nunca devemos nos esquecer da importância do “pão da vida”, Jesus Cristo.
Ao contrário dos israelitas dos dias de Moisés, como podemos mostrar que somos gratos por esse pão tão valioso? “Se me amardes, observareis os meus mandamentos”, disse Jesus. (João 14:15) Por observar os mandamentos de Jesus, seremos abençoados com as provisões de Deus para sempre. — Deuteronômio 12:7.
Certa ocasião perguntaram a Jesus Cristo: “Que sinal pois fazes tu, para que o vejamos e creiamos em ti? Que operas tu? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes o pão do céu”. Jesus Cristo lhes respondeu: “Na verdade, na verdade vos digo que Moisés não vos deu o pão do céu, mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu, porque o pão de Deus é aquele que desce do céu é dá vida ao mundo”. Em (João 6:34 e 35) está escrito: “Senhor dá-nos sempre desse pão. Disse-lhes Jesus: Eu sou o pão da vida, aquele que vem a mim não terá fome e quem crê em mim nunca terá sede”. Ele é também água da vida, (Apocalipse 22:17) “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida”.

Jesus é, pois o verdadeiro pão e água para saciar a alma que tem fome e sede de Deus, isto é, aquele ou aquela que deseja seguir o caminho para o céu e os ensinos santos da Palavra de Deus (Bíblia Sagrada) encontrará em Cristo o sustento espiritual e a certeza de uma vida eterna, de descanso eterno e consolo para esta vida atribulada e cheia de confusões no presente mundo. A Palavra de Deus diz que o mundo jaz no maligno e que neste mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo porque Ele venceu o mundo. Jesus é o verdadeiro pão do céu, o verdadeiro amigo que em todos os momentos está presente para nos ajudar. Jesus é o pão que sustenta o cristão fiel com saúde espiritual. Ele dá vida e vida com abundância, vida eterna. Creio nisto, se formos  a Jesus  receberemos a salvação. Só Ele nos consola quando estamos aflitos, só Ele é o bálsamo para as feridas que sofremos nesta vida e água viva e pão para nos saciar.Devemos nha, participar desse Pão que veio do céu, Jesus Cristo, Pão do céu e água viva é Jesus. Ele veio ao mundo para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 

Então agora ai vai a receita do Pão de Deus 
Ingredientes (massa do Pão de Deus):

·                     500g de farinha +100
·                     70g de açúcar
·                     70g de manteiga
·                     50g de leite
·                     200g de agua 
·                     25g de fermento fresco (padeiro)
·                     1 pitada de sal

Preparação:
1.                  Colocar no copo: o fermento, 100gr de farinha, o sal e o leite, tudo na velocidade espiga durante dois minutos.
2.   Deixar a massa descansar 20 minutos.
  3. Colocar no copo: a restante farinha, o açúcar, a margarina, a água e a massa já previamente feita. Tudo isto na velocidade 2 durante 20 segundos. 
4. De seguida na velocidade espiga durante 5 minutos.
6. Deixar a massa descansar durante 20/30 minutos.
7. Depois do descanso enrolar as bolas em forma de Pão de Deus.
8. As bolas devem levedar de 30/45 minutos.
   10. Pintar e colocar o topping de cocô. 
   11. Ir ao forno a 180º durante 10/15 minutos.

Ingredientes (topping de cocô):


·                     100gr de cocô
·                     100gr de açucar
·                     50gr de margarina
·                     1 ou 2 ovos
Preparação:
1.                  Juntar todos os ingredientes no copo na velocidade 2 na temperatura 100º durante 2 minutos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário