domingo, 9 de maio de 2010

BRIGADEIRO

Este doce (não é bombom,também não é bala(rebuçado)nem biscoito.è mesmo Brigadeiro,De consistência firme por fora,cremoso por dentro e com sabor de infância que ninguém resiste,faz a delicia de todas as festas. Aqui em casa aniversário nem é aniversário se não houver Brigadeiros.
Porque Brigadeiro...as avós ou talvés bisávos inventaram este docinho para homenagear a figura romântica do Brigadeiro Eduardo Gomes,político brasileiro que surgiu no cenário político em 1922,quase ao mesmo tempo que o leite moça(como é conhecido o leite condesado no Brasil). O Brigadeiro Eduardo Gomes era alto,bonito ,tinha olhos azuis e era solteiro,argumentos suficientes para a criação de uma das mais delicadas delícias da culinária brasileira.Hoje poucos( melhor muito poucos)lembram os feitos do Brigadeiro Eduardo Gomes, mas assim como Chateaubrian, ele entrou involuntariamente para a história da gastronomia.
É muito simples preparar o brigadeiro.A única dificuldade está em reconhecer o ponto certo,pois é dele que depende sua consistência macia.
Ingredientes:
1 lata de leite moça(leite condensado)
3 colheres(sopa)de chocolate em pó(eu prefiro o da nestlé)
1 colher(sopa)de manteiga + manteiga para untar
1 pacote de chocolate granulado(+ou- 80 gramas)
Modo de preparar:
Numa panela(tacho),junte o leite moça,o chocolate em pó e a manteiga. Misture bem para dissolver o chocolate. Leve ao fogo(lume) brando,mexendo sempre com uma colher de pau.
Quando a massa se desprender do fundo da panela(ao passar a colher no fundo da panela aparece uma "estrada")após cerca de 10 minutos.
Retire do fogo e coloque num pranto untado com manteiga e deixe esfriar.Depois de frio, unte as mãos com manteiga e enrole os brigadeiros,passando-os pelo chocolate granulado.Coloque em forminhas de papel.

DIcas : Com o chocolate Nestlé usa-se 3 colheres, se preferir um sabor mais acentuado e menos doce,usa-se 100 gramas de chocolate Meio Amargo Nestlé.
Também pode usar-se Nescau(nesquik),e assim o brigadeiro fica menos escuro e mais doce quando são utilizadas 4 colheres(sopa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário